Petrobras
A partir das demonstrações contábeis individuais e consolidadas da Petrobrás S/A, relativas ao exercício findo em 31 de dezembro do último ano divulgado pela empresa, apure os índices de liquidez (Imediata, corrente, seca e geral), de endividamento (recursos de terceiros sobre o PL, recursos de terceiros sobre o passivo total e participação das dívidas de curto prazo sobre o passivo exigível total), giro dos estoques e giro do ativo, lucratividade bruta, lucratividade líquida e rentabilidade sobre o PL.
Apurados os índices acima, elabore um texto comentando as diferenças encontradas e conclua emitindo sua opinião acerca da validade ou não das demonstrações contábeis consolidadas para fins de análise. O objetivo desse exercício não é avaliar o desempenho da empresa, mas sim que seja emitida uma opinião sobre as demonstrações contábeis, individual e consolidada, quanto a suas capacidades informativas – qual das duas é melhor capaz de prestar informações ao leitor.
A avaliação do exercício levará em consideração:
a) exatidão e integridade do cálculo dos índices;
b) capacidade de argumentação;
c) relação entre a conclusão e os argumentos que a fundamentam;
d) o adequado cumprimento daquilo que é solicitado no exercício.
Cálculos:
Demonstrações Individuais
Liquidez Corrente
Liquidez Seca
Liquidez Geral
Liquidez Imediata
Estrutura
Performance
Posicionamento
Demonstrações Consolidadas
Liquidez Corrente
Liquidez Seca
Liquidez Geral
Liquidez Imediata
Estrutura
Performance
A conciliação do patrimônio líquido e do lucro líquido do exercício consolidado com o correspondente patrimônio líquido e lucro