petrobras
A Petrobrás foi fundada no dia 03 de outubro de 1953, pelo então presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero no Brasil em nome da União. A primeira descoberta de petróleo no mar foi em Sergipe, no campo de Guaricema a 80 metros de profundidade na década de 60, comprovando a existência de petróleo na plataforma continental.
Deu-se inicio a tradição de batizar com nomes de animais aquáticos as descobertas em alto-mar, neste mesmo ano, entra em operação a primeira plataforma de perfuração de petróleo construída no Brasil (nomeada como P-1). Numa época de petróleo importado a baixo custo – cerca de U$s 3 por barril, investir no desenvolvimento de Guaricema foi uma decisão estratégica da Petrobras, sendo necessário dessa forma que os técnicos brasileiros aprendessem a trabalhar no mar.
No inicio da década de 70, os membros da organização dos países produtores de petróleo (OPEP) elevaram substancialmente os preços internacionais, provocando o chamado choque do petróleo. Com isso, o mercado tornou-se conturbado e marcado por incertezas, não apenas quanto aos preços, como também quanto à garantia do suprimento.
A Petrobrás é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil e atua como uma empresa de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização e transporte de óleo e gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, biocombustíveis e outras fontes renováveis de energia. A empresa é líder do setor petrolífero brasileiro e veem expandindo suas operações para está entre as cinco maiores empresas integradas de energia do mundo até 2020, ocupa hoje a 5° posição no ranking das maiores empresas de energia do mundo, além de ser a empresa mais lembrada quando o assunto é combustível.
Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobrás dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de