resumo abordagem tradicional
INSTITUTO DE LINGUAGENS
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO DE LETRAS/ FRANCÊS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DE FRANCÊS
RESUMO SOBRE AS TRÊS GRANDES ABORDAGENS DOS NOSSOS DIAS
Docente: Marta Covezzi Discente: Cristina Souza
Fevereiro/2013
Cuiabá – MT
A ABORDAGEM TRADICIONAL
Algum cuidado se faz necessário com a interpretação do rotulo “abordagem tradicional”, uma vez que além de o termo “tradicional” ter sido utilizado para contrastar com o termo “recente”, ele não apenas se refere ao método da Gramática – Tradução, mas também a uma gama de outros métodos: Método Direto, Áudio – lingualismo, Código – cognitivo, incluindo também os arranjos ecléticos entre os mesmos, desenvolvidos até meados da década de sessenta.
A abordagem tradicional é uma abordagem dominada pela estrutura, isto é, ela envolve métodos que, embora difiram uns dos outros com relações a seus procedimentos específicos, funcionam essencialmente na concepção de que o principal problema na aprendizagem de uma língua é dominar a estrutura de uma língua e eu este problema exige quase que atenção exclusiva. Isto quer dizer que, muito embora os métodos mencionados sejam baseados em diferentes concepções de linguagem, de aprender e ensinar, na essência todos se preocupam com o desenvolvimento da competência linguística do aprendiz, não considerando o uso comunicativo da linguagem em situações reais de comunicação.
O método da Gramática – tradução, por exemplo, desenvolvido sobre o chamado Método Clássico, utilizado durante séculos para ensinar o Latim e o Grego, foi congruente com o pensamento que fundamentava o ensino destas línguas, ou seja, que a mente era um músculo que necessitava de exercício rigoroso. O ensino das línguas tinha, então, o objetivo de levar a este treinamento, e isso era feito