Abordagem tradicional
Maria Estela da Silva Nascimento
ABORDAGEM TRADICIONAL
RESUMO Na abordagem tradicional, caracterizada por ser muito rígida e centrada no professor o educador serve para instruir, transmitir conteúdos, sendo que cabe ao aluno, gravar, organizar e reproduzir , não desenvolvia a critica do indivíduo, o aluno é um mero receptor de conhecimento. Na concepção tradicional, o homem é um receptor passivo das informações que lhes são fornecidas, não tem o direito de se expressar, o homem é considerado como uma espécie de tabula rasa, na qual são expressas progressivamente, imagens e informações fornecidas pelo ambiente. A realidade é algo que será transmitido ao indivíduo principalmente pelo processo de educação formal, além de outras agências, tais como família, Igreja. O mundo nesta abordagem é considerado externo ao individuo e este irá se apossando gradativamente de uma compreensão, à medida que se defronta com modelos. O individuo com eficiência cada vez mais vão tendo domínio sobre o mundo, mostrando sua inteligência. O aluno tem que passar por avaliação parar mostrar seus conhecimentos, e assim atingir o objetivo (diploma),é o diploma que irá mostrar o seu nível diante da sociedade, tudo isso precisa do esforço, para que no futuro a pessoa exerça um papel digno. O conhecimento é adquirido com o tempo, armazenando todas as informações na mente, através de palestras, resumo, família e sociedade.
Umas das principais características de ensino é o modelo de aula e nas demonstrações do professor à classe, fica quase como auditório, o conteúdo vem pronto, sendo que o aluno se limita passivamente a escutá-lo. O ponto principal desse processo é o produto da aprendizagem.
No âmbito individua ficava claro certas atitudes de cada indivíduo nos hábitos de tomar notas e memorizar, falta de atitude crítica, “respeito” quanto às fontes de