Atletismo
Atletismo é um conjunto de esportes constituído por corrida, lançamentos e saltos.
A história do Atletismo começa junto com a história da própria humanidade. Os chamados homens das cavernas já corriam, saltavam e arremessavam objetos em suas práticas diárias como recursos para sobrevivência. Assim ocorriam as caçadas e os próprios movimentos básicos. Essas atividades normais só se tornaram esportivas muitos anos mais tarde, na Grécia.
O atletismo é composto por mais de 20 modalidades, dentre elas o atleta precisa correr, pular, saltar, arremessar, entre tantas outras atividades que colocam de verdade o corpo a prova da sua condição física.
Neste trabalho daremos ênfase no período em que atletas que pratica esse esporte, tem alguma disfunção motora. Os tipos de lesões como tratar e a importância do conhecimento e papel do fisioterapeuta.
ATLETISMO
O atletismo abrange uma ampla variedade de eventos de características biomecânicas diversas, o que propicia o surgimento de lesões comuns e algumas vezes específicas a cada modalidade.
Dentre as modalidades esportivas, o atletismo se destaca pela diversidade de provas, caracterizada cada qual pela presença de condições específicas do treinamento e presença de elementos básicos, como correr, saltar, lançar ou arremessar, que são observados nos demais esportes com suas respectivas adaptações.
Classificar o atletismo como fator importante para a ocorrência, ou não, de perda da integridade física do praticante, concluindo que altos níveis de desempenho podem resultar em elevado risco à saúde do atleta e, ainda, que determinados tipos de exercícios com volume ou intensidade elevados podem predispor a lesões específicas para cada situação.
O esporte envolvem diversos gestos esportivos, como arremesso, chute, corrida, salto, entre outros e o estudo da biomecânica destes movimentos é importante para os profissionais que trabalham com atletas. A biomecânica do salto, em particular,