trabalho anhembi
O conhecimento tradicional gastronômico compreende os saberes e fazeres transmitidos de pais para filhos que se encontram ameaçados frente ao fenômeno da globalização. Apresenta por objetivo propor um método para a identificação e sistematização dos saberes e fazeres tradicionais, por meio de inventários gastronômicos. Analisa as ações dos órgãos públicos nacionais e internacionais, no que diz respeito à preservação do conhecimento tradicional oriundo das práticas gastronômicas. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza aplicada, para a qual foi adotada uma abordagem qualitativa. Realizada na comunidade tradicional de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis, identificou a produção tradicional conhecida como “cacuanga”. Conclui que essas produções estão em processo de extinção e que existe a necessidade da realização de inventários da gastronomia tradicional como alternativa para a sua preservação e desenvolvimento.
Referência
MÜLLER, Silvana Graudenz. Patrimônio Cultural Gastronômico: Identificação, Sistematização e Disseminação dos Saberes e Fazeres Tradicionais. 2012. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
O título da tese de Muller é mais amplo do que a pesquisa realizada, dado que no resumo do estudo não consta nenhuma referência ao patrimônio cultural.
A pesquisa possui abordagem qualitativa e a ética do pesquisador é essencial nesse tipo de abordagem.
Trata-se de uma pesquisa científica, que utiliza metodologia rigorosa na sua elaboração.
O quadro teórico, também denominado fundamentação teórica ou revisão da literatura, é fundamental nessa modalidade de abordagem.
Trata-se de um estudo descritivo cuja abordagem é quantitativa. a.
a) As alternativas I e V estão corretas.
b.