anatomia e radiologia
Sistema Nervoso
Cada movimento inconsciente, como o piscar dos olhos, até a ação voluntária de levantar os braços, depende do sistema nervoso. Esse sofisticado mecanismo espalha-se por todas as partes do corpo, trazendo inúmeras informações, transmitindo ordens e estimulando as ações musculares e dos demais órgãos.
Sendo assim, o sistema nervoso constitui uma complexa rede transmissora que possibilita a relação do organismo com o ambiente, seja ele externo (fora do corpo) ou interno (dentro do corpo).
O sistema nervoso é formado pelas seguintes estruturas: sensoriais, que captam estímulos externos e internos; integradoras, que processam e guardam as sensações nervosas; motoras, que produzem movimentos musculares e secreções glandulares.
,
O ser humano apresenta o sistema nervoso mais complexo de todos os seres vivos; sendo composto pelo sistema nervoso central (o encéfalo e a medula espinhal) e os nervos periféricos, que servem todas as partes do corpo.
OS NEURÔNIOS
As células nervosas ou neurônios são especializadas na propagação dos impulsos nervosos. A estrutura dessas células é formada por: corpo celular; dendritos (expansões do corpo celular); axônio; telodendros (ramificações terminais dos axônios).
SINAPSE
É a região entre os terminais axônicos de um neurônio e a superfície de outra célula, que pode ser um outro neurônio, um músculo ou uma glândula. As mais comuns são: sinapse entre um neurônio e outro neurônio, e entre um neurônio e uma fibra muscular (neuromuscular).
Por meio do impulso nervoso há liberação de mediadores químicos, que atravessam a sinapse e podem excitar ou inibir a célula seguinte.
FENDA SINÁPTICA.
Neurotransmissores importantes e suas funções
Dopamina = Controla níveis de estimulação e controle motor em muitas partes do cérebro. Quando os níveis estão extremamente baixos na doença de Parkinson, os pacientes são incapazes de se mover voluntariamente. Presume-se