Trabalho Pavilhao Anhembi
Neste trabalho iremos abordar como tema a estrutura metálica do Pavilhão de Exposições do Anhembi que em 20 de novembro de 1970, foi inaugurado com a realização do "VII Salão Automóvel o”, se consagrando como evento inaugural do Parque Anhembi.
Introdução
O Anhembi começou a nascer em 1966, quando após anos realizando feiras de negócios no Pavilhão Bienal, Caio de Alcântara Machado constatou que este Pavilhão já estava pequeno e começou a idealizar um novo espaço.
Com a intenção de construir um grande Polo de Exposições em São Paulo, procurou intensamente um local adequado e o encontrou às margens do Rio Tietê, um terreno de 510.000 m2, de propriedade da Prefeitura.
Caio de Alcântara Machado era um visionário vanguardista na área de eventos e sabia que o Anhembi ajudaria a transformar São Paulo no maior polo do turismo de negócios da América do Sul.
O sucessor de Prestes Maia na prefeitura, Faria Lima, autorizou o empreendimento em 1967, e através de lei municipal cedeu à área às margens do Tietê em comodato por 90 anos à CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, que por sua vez delegou a construção à Alcântara Machado S/A Comércio e Empreendimentos. Nascia assim o Centro Interamericano de Feiras, cuja pedra fundamental foi lançada em julho de 1968, num espaço de aproximadamente 400.336 m².
A construção começou em fevereiro/março e foi até outubro de 1970, com uma duração de aproximadamente 270 dias.
O Projeto inicial, orçado em US$ 100.000.000, é de autoria do renomado arquiteto Jorge Wilheim e conquistou inúmeras premiações. Somente no Guiness Book, o Anhembi figurou como maior centro de exposições do Brasil e seu Pavilhão, como a maior cobertura do mundo com vão livre.
Na cobertura foram utilizadas 850 toneladas de alumínio, o que fez dela a maior estrutura alumínica construída até 1970. Por sua vez o piso é capaz de suportar 12 toneladas por metro quadrado.
Agência Fotográfico Vasclo
Em um sábado,