ATPS Probabilidade
Sistemas de Informação
Probabilidade e estatística
Beatriz Saldanha Vieira RA: 8411143072
Fabio Andrade Nascimento RA: 8407101365
Shirley Lacerda Santos RA: 8075828483
Stephanie de Paula Santos RA: 8207959298
Thiago Julierme Azevedo Barros RA: 8208943402
ATPS – Análise Combinatória.
Professor: Assunção
Guarulhos – SP. 10/04/2014
História da probabilidade
Embora haja indícios de que civilizações antigas, no Egito, Índia, China, Grécia e Roma conheciam jogos de azar e detectaram algumas regularidades em fenómenos aleatórios, os matemáticos da Antiguidade não se ocuparam deles. Os temas da Matemática eram muitos e urgentes, contagens, medições da Terra e do Tempo, Agir- cultura e Astronomia, Astrologia, Geometria e Arquitetura.
Foi apenas no século XVII, com os jogos de azar que surgiram os primeiros estudos de Probabilidades.
Esses jogos onde se parti casa o abito de apostar, sendo assim utilizada o para prever o futuro, realizar calculose possibilidades de resultados. O desenvolvimento da teoria da probabilidade e seus avanços se deve aos grandes matemáticos, (Acioli, Cardando E Tartaglia).
Com estudos avançados, de outros matemáticos, que também contribuiu para a melhoria do estudo da probabilidade. Onde sua base foi estabelecida pelos matemáticos Pascal e Fermat, onde jogos de azar como o de dados levou a várias hipóteses de resultados, mostrando suas chances referentes a uma jogada.
Outros matemáticos também contribuíram para grandes números de abordagem, como as combinações, permutações.
Com a junção entre Leibniz e Bernoulli, com publicações até mesmo após sua morte, contribuiu para que a probabilidade adquirisse status de ciência. Também são fundamentais para o desenvolvimento do cálculo das probabilidades as contribuições dos astrónomos, Laplace, Gauss e Quetelet. Atualmente a teoria das probabilidades tem uma grande utilidade.
Uma das principais aplicações está no apoio que dá à "Teoria