Bio
A mitocôndria é a organela celular responsável pela produção de energia. É uma organela presente nas células eucariontes, e é responsável pela respiração celular.
Respiração Aeróbia:
A respiração aeróbia é aquela que necessita de oxigênio para acontecer. Esse processo é comum sem seres procariontes, e também em seres eucariontes. A respiração aeróbia é a que gera mais energia.
Glicólise:
A glicólise ou glucólise é a sequência metabólica de várias reações enzimáticas,na qual a glicose é oxidada produzindo duas moléculas de ácido pirúvico e dois equivalentes reduzidos de NAD+,que ao serem introduzidos na cadeia respiratória,produzem duas moléculas de ATP . Essa fase ocorre no hialoplasma,onde estão as enzimas que catalizam as suas reações
Ciclo de krebs:
Antes de o ciclo se iniciar,há uma etapa preparatória,na qual o ácido pirúvico é desidrogenado e descarboxilado,formando-se uma molécula de NADH,uma de gás carbônico e uma cadeia de dois átomos de carbono,o grupo acetila . Esse grupo se liga a uma substância chamada coenzima A(COA) e forma a acetil-lo A . Durante essas transformações são produzidas três moléculas de NADH,uma molécula de FADH2,duas de gás carbônico e uma de guanosina trifosfato (GTP), que armazena energia e logo a cede ao ATP.
Cadeia Respiratória:
É uma etapa onde ocorre na membrana interna das mitocôndrias, os hidrogênios retirados pelo NAD são transportados por várias moléculas até o oxigênio, formando ATP e água. Na realidade não são hidrogênios e sim elétrons que são obtidos na quebra do átomo, daí outro nome dessa etapa chamada de transporte eletrônico, nesta etapa ocorre a maior geração de energia.
Fermentação:
A fermentação é contrária a respiração anaeróbica ( um processo na qual umas bactérias produzem energia anaeróbia formando resíduos inorgânicos). Trata-se de uma ação anaeróbica de mutação de uma substância em outra, fornecida a partir de micro-organismos , como, bactérias e fungos, conhecidos nesses casos de