215454
1653 palavras
7 páginas
HISTÓRIA DOS EVENTOSPrimeiro registro de deslocamento que podemos considerar como Turismo de Eventos: JOGOS OLÍMPICOS DA ERA ANTIGA – 776 a. C.
Instituída em 500 a.C. as festas Saturnálias, deram origem ao Carnaval.
O primeiro evento denominado congresso ocorreu em 377 a.C. em Corinto, reuniu todos os delegados das cidades gregas que elegeram Felipe o generalíssimo da Grécia nas lutas contra a Pérsia.
A Idade Média foi bastante significativa para o Turismo de Eventos, pois plantou as bases para o desenvolvimento desse tipo de turismo, tivemos vários eventos religiosos e comerciais. Os principais eventos da Idade Média foram os religiosos ( os concílios e as representações teatrais) e os comerciais ( as feiras comerciais).
Os mercadores, para participar das feiras, pagavam tributos ao senhor ou clero, em troca de proteção.
As representações teatrais tinham caráter religioso, começaram dentro das Igrejas em algumas passagens das missas e só depois ganharam as ruas e as praças públicas.
A principal representação de teatro medieval, acontece na cidade alemã de Oberammergan, desde 1634, é a encenação da Paixão de Cristo, ocorre em praça pública e hoje chega a receber até 300 mil turistas.
As feiras comerciais eram uma das formas de comércio mais importantes da Idade Média. Surgiram da necessidade dos indivíduos de comer, vestir-se, armar-se, etc.
As feiras eram organizadas de tal forma que colocavam os produtos e os mercados da França, dos Países Baixos e do Vale do Reno em contato com os de Provença, Espanha, Itália, África e Oriente. A França sempre foi a Pioneira na realização de feiras.
A Alemanha instituiu em 1628, a Feira de Leipzig, que é a mais antiga do país, famosa até hoje e atrai milhões de turistas todos os anos.
O primeiro congresso científico, ocorreu em 1681, em Roma. Foi um Congresso de Medicina Geral que deu origem a eventos de cunho não religioso.
A Revolução Industrial (no séc. XVIII) trouxe um novo impulso para a realização