Resistência à Mudança Organizacional
POSSÍVEIS RESULTANTES POSITIVAS: um estudo de caso na Indústria
Calçados Bibi do Município de Cruz das Almas – BA
ÁREA: Recursos Humanos
AUTORES
JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - FANESE profsales@hotmail.com PATRÍCIA KATIANA DA SILVA
Faculdade Adventista de Administração do Nordeste patricia@bibi.com.br RESUMO: O mundo vem passando por inúmeras transformações, e com isso vem mudando também o contexto organizacional. As organizações estão sendo obrigadas a acompanhar essa evolução evitando assim a obsolescência e em decorrência a morte.
Para que isso não ocorra, as mudanças organizacionais tem sido o caminho para adequarse ao ambiente, intensificando a criatividade e a inovação. Contudo, em processos de mudanças organizacionais, são atribuídos tradicionalmente obstáculos que precisariam ser vencidos: como a resistência às mudanças. Ressalta-se a importância da eficiência da comunicação entre a empresa e seus colaboradores, diante de todos os aspectos da mudança, tornando o processo mais claro e confiável. A presente pesquisa possui uma abordagem quantitativa, e voltada para a interpretação da realidade, onde foram aplicados dois tipos de questionários. Os dados foram tratados com métodos estatísticos. Os resultados indicam que o enfoque maior está voltado para a quebra do paradigma de que a resistência é negativa e que é sempre prejudicial à organização, ressaltando a vertente positiva da resistência e suas vantagens para a organização e seus colaboradores.
Palavras-chave: Mudança organizacional, resistência, fatores positivos da resistência, comunicação e inovação.
ABSTRACT: The world comes passing for innumerable transformations, and with this it comes also changing the organizational context. The organizations are being obliged to follow this evolution thus preventing the obsolescence and in result the death. So that this does not