artigo
RESUMO
Devido às inúmeras transformações no contexto organizacional, as empresas estão sendo obrigadas a acompanhar estas transições, evitando assim o risco de obsolescência e falência. Para que isso não ocorra, as mudanças organizacionais tem sido a saída para adequar-se ao ambiente. Contudo, em processo de mudança as empresas se deparam com obstáculos que precisam ser vencidos. Um exemplo deles é a resistência de membros organizacionais às mudanças necessárias, sejam elas pessoais ou empresariais.
O presente artigo faz uma revisão conceitual das principais obras relacionadas ao tema mudanças organizacionais. Com base nessa revisão, o objetivo central deste trabalho foi entender os estudos relativos às mudanças e analisar o foco de gestores envolvidos no caso. Por fim, o artigo avalia a necessidade de mudança, as causas, os fatores que auxiliam e que dificultam os gestores na implementação e finalmente as reações que elas causam.
Palavras-chave: Mudança organizacional, estratégias de mudança, resistência.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o tema, “o processo de mudança de paradigmas nas organizações” e tem como objetivo analisar os processos de mudanças, reconhecer os fatores mais importantes e avaliar os benefícios que essas mudanças podem trazer para a organização.
No cenário administrativo atual, a empresa se depara com um maior dinamismo que exige um importante e contínuo incremento de competitividade para dar conta de mercados mais agressivos, com consumidores mais exigentes. Com isso, as mudanças organizacionais tendem a ser frequentes, mais rápidas e mais profundas visando uma maior competitividade diante do mercado de trabalho.
Levando isso em consideração, estudos que fazem avaliações de intervenções para a mudança organizacional, nos mostram o devido interesse que orienta tanto os responsáveis pelo