Artigo
Classificação dos Artigos
Artigo Definido (o, a, os, as): especifica o substantivo que o acompanha. Ex: "Meu vizinho gosta de animais. O gato dele é lindo...”
Artigo Indefinido (um, uma, uns, umas): generaliza o substantivo que o acompanha. Ex: "Um bichinho do meu vizinho sumiu".
Combinações dos Artigos
Os artigos podem fazer combinações e ações com preposições.
Preposições Artigos o, os a, as um, uns uma, umas a ao, aos à, às ----- ----- de do, dos da, das dum, duns duma, dumas em no, nos na, nas num, nuns numa, numas por (per) pelo, pelos pela, pelas ----- -------
O caráter anafórico e coesivo do artigo
O artigo tem uma função muito importante na construção do texto, especialmente em sequências narrativas. Ao introduzir informações novas, valemo – nos dos artigos indefinidos, á maneira de apresentação; ao retomá – las, empregamos os artigos definidos, pois já são informações conhecidas.
A indeterminação apresenta um ser a uma classe; a uma determinação identifica esse ser como conhecido e remetente a representação. Daí o caráter anafórico e coesivo do artigo definido, remetendo – nos ao termo anterior ligado as informações dentro do texto.
O artigo indefinido revela a falta de conhecimento que os interlocutores têm do ser ou do objeto designado pelo substantivo, ao contrario do artigo definido, que revela seu conhecimento.
O artigo definido como superlativo
Pela sua característica individualiza, o artigo definido pode funcionar como um verdadeiro superlativo absoluto sintético. O artigo ganha uma força expressiva muita grande na linguagem oral pela ênfase que damos a pronuncia.
O artigo definido enfatizador
O artigo definido pode ter