Resenha: o plano de desenvolvimento da educação: análise do projeto do mec.
Resenhado por: Ellen Dayane Rojo
Dermeval Saviani, (2007) ao Analisar o projeto do MEC, afirma ter esse uma recepção favorável pela opinião pública. No livro O Plano de Desenvolvimento da Educação, o autor analisa como esta a qualidade de ensino a partir do PDE.
O autor menciona que o Plano de Desenvolvimento da Educação foi lançando em 24 de abril de 2007, e foi saudado como um plano que enfrentaria os problemas da educação, visando melhorar os níveis de qualidade do ensino ministrado nas escolas de educação básica.
No Primeiro Item, intitulado O Plano de Desenvolvimento da Educação: em que consiste e como se configura, (P 1233 -1237) o autor menciona que o PDE aparece como uma grande estrutura que abriga praticamente todos os programas em desenvolvimento pelo MEC, e retrata também a criação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e como se apresenta as criações dos programas de níveis escolares, que são eles Piso do Magistério e Formação, Transporte Escolar, Luz para Todos, Saúde nas Escolas, Guias de Tecnologias, Censo pela Internet, Mais Educação, Coleção Educadores e Inclusão Digital, entre outros. O Autor também relaciona a criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) que foi aprovado em dezembro de 2006.
No Segundo Item intitulado Singularidade do PDE: um plano de educação ou um programa de metas? (P 1237 – 1242), e no item seguinte A Singularidade do PDE e a qualidade da Educação Básica. (P 1242 – 1245). Saviani (2007) aborda como o está o plano no contexto da educação brasileira, apresentando o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932 que diagnosticou a situação educacional do país sendo marcada pela falta de unidade de plano e ausência de espírito de continuidade. O autor apresenta também a criação da primeira LDB aprovada em 1961,