Ecossistema
ECOSSISTEMA
Angélica Berton Primo
Daiane Sambati
Karolina Ribeiro da Rocha
Trabalho apresentado ao curso de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão, como parte das exigências para obtenção de nota na disciplina de Biologia Aplicada.
Campo Mourão – PR
Maio 2013
Angelica Berton Primo
Daiane Sambati
Karolina Ribeiro da Rocha
ECOSSISTEMA
Edson Tsutomu Anami
Campo Mourão – PR
Maio 2013
Ecossistema
O ecossistema é objeto de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto por Bióticos e Abióticos. Sendo os bióticos compostos por: plantas, animais, microorganismos e os abióticos: água, solo, etc. que juntos interagem para formar uma estrutura com uma função. . Os limites de um ecossistema são mais comumente difusos e por tanto arbitrariamente definidos, como uma área de floresta ou de campo.
Estrutura é definida pela interação e arranjo dos componentes do sistema. Função é definida pelo processo de receber entradas e produzir saídas. As entradas e saídas de um sistema são os fluxos que entram e saem do sistema. Uma comunidade é formada por componentes bióticos do ecossistema. Populações são grupos de organismos do mesmo grupo taxonômico (geralmente espécies) e podem ser estudadas como sistemas separados.
Nicho Ecológico
Um conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie, ou seja, o modo de vida único e particular que cada espécie explora no habitat.
O conceito nicho ecológico é abstrato e engloba desde a maneira pela qual uma espécie se alimenta até suas condições de reprodução, tipo de moradia, hábitos, inimigos naturais, estratégias de sobrevivência e etc.
Biótopo
Para viver, a biocenose depende de fatores físicos e químicos do ambiente. Em seu conjunto, esses componentes formam o biótopo (do grego bios, vida, e topos, lugar), que significa "o loco onde vive a biocenose". No exemplo da floresta,