ecossistemas
“Qualquer região natural que inclua organismos vivos e substâncias abióticas interatuando para promover uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas é um sistema ecológico ou ecossistema”. (Eugene P. Odum)
Ecossistemas são sistemas complexos formados por dois grupos de componentes: os organismos vivos (plantas, animais etc...) componentes da biota e os não vivos (abióticos).
Nos ecossistemas temos dois fluxos principais: o primeiro biogeoquímicos, este formado por elementos químicos, o segundo fluxo é o de energia, esse fluxo tem início com a fixação da energia solar na biomassa vegetal pela fotossíntese e sua transferência de níveis, até o homem, pela cadeia alimentar.
A dinâmica dos ecossistemas e sua capacidade de absorver as alterações que a ele são impostas, seja por força das atividades socioeconômicas da humanidade, seja por conta de acontecimentos naturais (como terremotos, alagamentos, furacões, etc.),é que em última análise, vão determinar a qualidade de vida na Terra. Assim a compreensão dessa dinâmica torna-se fundamental quando o assunto é sustentabilidade.
A manutenção do equilíbrio da dinâmica dos ecossistemas é essencial para assegurar a vida na terra, a diversidade de espécies e a qualidade de vida dos seres humanos.
Avaliação Ecossistêmica do Milênio – AEM
Avaliação ecossistêmica do Milênio – AEM – publicada pela ONU em 2005, foi uma avaliação das conseqüências que as mudanças nos ecossistemas causam no bem estar humano – forneceram algumas bases científicas para ações de melhoria da preservação dos ecossistemas e promoção do uso sustentável dos recursos naturais.
Nas últimas décadas, os seres humanos causaram alterações sem precedentes nos ecossistemas para atender as crescentes demandas de alimentos, água, fibras, e energia.
Essas alterações ajudaram a melhorar a vida de bilhões de pessoas, mas, ao mesmo tempo, enfraqueceram a capacidade da natureza de prover outros serviços fundamentais, como a purificação do