O Livro didático na Escola
Programa Formação pela Escola
PLANO DE CURSO – PLI
Município: Nova Santa Rita/RS
Tutor(a): Adriana Paim de Almeida
Multiplicador(a): Isabel Cristina Ribeiro
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Programas do Livro – PNLD/FNDE
O Livro didático na escola: propostas e desafios
Nova Santa Rita, 22 de dezembro de 2014.
O Livro didático na Escola: propostas e desafios
Isabel Cristina Ribeiro1
Projeto de pesquisa a ser apresentado no Curso de Formação Pela Escola, em cumprimento às exigências para a conclusão do módulo Programa do Livro Didático – PLI.
Introdução
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico.
O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser: anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental ou ensino médio. À exceção dos livros consumíveis, os livros distribuídos deverão ser conservados e devolvidos para utilização por outros alunos nos anos subsequentes.
O PNLD também atende aos alunos que são público-alvo da educação especial. São distribuídas obras didáticas em Braille de língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e dicionários.
O crescimento da demanda de novas mídias tem trazido para a escola um leque de meios de aprendizagem do qual ou dos quais a mesma não pode se esquivar. O computador, o celular, notebook, net, a televisão, a música, o livro traçam novos horizontes na sociedade atual e