Resenha
25 Anos de Educação Pública: notas para um balanço do período por Roberto Leher
O livro ‘Trabalho, Educação e Saúde – 25 anos de Formação Politécnica no SUS’ tem o mesmo nome do seminário comemorativo dos 25 anos da EPSJV, comemorados em 2010, e traz artigos de Lígia Bahia, que trata das conquistas e desafios da Saúde no Brasil nesse período; Roberto Leher, que faz uma análise das políticas públicas de educação no país; e de Ricardo Antunes, que traça um panorama sobre as transformações do mundo do trabalho. O livro traz ainda um texto de Cátia Guimarães, Isabel Brasil e Márcia Valéria Morosini, vinculando a trajetória da EPSJV a essa história recente do Brasil.
Porém a presente resenha se refere ao capítulo intitulado 25 Anos de Educação Pública: notas para um balanço do período escrito por Roberto Leher, professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Leher inicia seu artigo relatando a luta contra o legado das políticas educacionais no período da ditadura e relata que era um propósito do PT, PCB e PCdoB, porém ressalta que as táticas e estratégias de cada um eram bem diferentes.
O autor faz menção as A chamada reforma universitária de 1968 onde a mesma instituiu mudanças nas instituições públicas. Para tal, estabeleceu que a pesquisa fosse parte de uma função social, porém o texto relata que as mesmas eram controladas e forjadas pelo governo que instrumentalizou por meio de incentivos tributários uma vigorosa expansão da educação superior privada.
Leher em seu texto esclarece ao leitor que a educação básica na ditadura foi marcada por um obtuso tecnicismo educacional e que em meados dos anos 1980, a crítica educacional apontava para a necessidade de modificar a forma de organização da educação brasileira. Posteriormente afirma que o governo empresarial militar aumentou a oferta escolar, o que fez com que o ensino fundamental se expandisse, mas o fez a partir