Resenha do filme - Boa noite e boa sorte
Análise do filme “Boa Noite e Boa Sorte”
São Paulo
2014
Análise do filme “Boa Noite e Boa Sorte”
Análise do filme “Boa Noite e Boa Sorte” para aproveitamento de estudos do módulo de fundamentos dos cursos de radialista.
São Paulo
2014
Análise do filme “Boa Noite e Boa Sorte”
Tratando-se de uma narrativa com ares de documentário, o filme Boa noite e boa sorte, trás à tona a trajetória de um pioneiro jornalista da rede de televisão americana CBS, Edward R. Murrow na década de 1950, no qual entra em confronto com o senador Joseph McCarthy ao questionar seus métodos adotados na “Caça às bruxas”, onde os cidadãos que contestavam ou rejeitavam seus pensamentos eram acusados e punidos sem direito a contestação, sendo assim, os então rotulados comunistas considerados um perigo à segurança nacional. Na época, McCarthy era um poderoso político da extrema direita onde atuava juntamente com sua Comissão de Atividades Antiamericanas do senado para a caça dos supostos comunistas que automaticamente perdiam seus empregos, tinham sua reputação manchada e eram considerados espiões russos e traidores da nação americana. Neste cenário, o jornalista Murrow ousou se opor ao senador produzindo assim uma série de reportagens televisivas em seu programa de TV chamado “See it Now”, onde questionava as decisões políticas adotadas, conduzindo inevitavelmente a queda do senador McCarthy.
Em suma, o longa metragem faz uma narrativa de um importante período histórico enfrentado pelos Estados Unidos e principalmente pela mídia estaduniense na década de 50 quando a produção televisiva ainda estava apenas engatinhando. A importante relação da mídia com o desenvolvimento do cenário político foi evidentemente abordada quando vemos a direta participação do jornalista Murrow na queda do senador, ao desafiar a política adotada na época. Em sua