Pós Graduada
Título: Analise da Relação entre aplicações financeiras e financiamentos na compra de automóveis.
Introdução
Com base na pesquisa feita para aquisição de veículos zero km, foi possível concluir, que não há desconto no pagamento à vista, impossibilitando os juros de estar embutido no valor do automóvel. Todas as situações de financiamento são intermediadas por um agente financeiro independente da concessionaria. Outra situação é a propaganda de financiamento com juros zero, neste caso pode haver inclusão de juros embutidos no valor do automóvel, pois há um acordo entre a concessionaria e o agente financeiro para viabilizar a venda para o cliente final. Nestes casos, sempre é exigido um percentual maior de entrada e quantidade menor de parcelas.
Justificativa
Para financiamento de veículos existem dois tipos de aplicações mais utilizadas: CDC operação de crédito direto ao consumidor, com planos de até 60 meses para pagamento, em que há incidência de IOF (imposto sobre operações financeiras), o veículo é dada como garantia e fica alienado à Instituição Financeira até o término do contrato. Outro tipo de financiamento é o Leasing: operação de arrendamento mercantil, com planos de 24 a 72 meses para pagamento e sem incidência de IOF e o veículo arrendado é de propriedade da Instituição Financeira até que você termine de pagar as parcelas do contrato.
A taxa de juros no CDC incide em maior valor devido suas diferenças no contrato. No CDC é possível escolher a quantidade de parcelas, antecipar pagamento com obtenção de descontos, o comprador fica com o documento do veiculo em seu nome e é menos burocrático para revender o bem alienado. Já no leasing a taxa de juros é menor, mas pelo contrato não é possível antecipar parcelas com descontos e quitar a divida com menos 24 meses, o veiculo fica em nome da instituição financeira e para revender é necessário de autorização do banco.
Desenvolvimento
Comparando a taxa de juros praticada pelas