Resenha do Livro o Óleo de Lourenço
CAMPUS URUAÇU
JOSIANE PEREIRA DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”
URUAÇU – GO
2014
JOSIANE PEREIRA DOS SANTOS
RESENHA CRÍTICA DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO”
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina de Metodologia Científica, do curso de Engenharia Civil, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Uruaçu, sob orientação do Prof. Esp. Rodrigo de Freitas Amorim.
URUAÇU – GO
2014
Avanços científicos refletidos em uma lição de vida.
Josiane Pereira dos Santos
O ÓLEO de Lorenzo. Produção de Geoge Miller. Estados Unidos: UNIVERSAL PICTURES, 1992. Cor., 129 min.
O filme O Óleo de Lorenzo é um longa metragem lançado em 1992 produzido pelo diretor australiano George Miller (Brisbane, março de 1945). Conhecido pela produção de filmes com caráter fantasiosos, essa é a primeira obra onde o diretor inova e cria um drama baseado em fatos verídicos, sem efeito de animações ou humor.
O filme retrata a história de Lorenzo, interpretado pelo ator Zack o’Malley, que aos cinco anos de idade começa a apresentar um comportamento agressivo e posteriormente desenvolve sintomas de alguma doença neurológica. Seus pais, Augusto Odone (Nick Nolte) e Michaela Odone (Susan Sarandon), o submetem a uma bateria de exames e o garoto é diagnosticado com adrenoleucodistrofia – ALD.
Pertencente ao grupo das leucodistrofias, a ALD é uma doença que afeta o peroxissomo provocando um acúmulo de ácidos graxos de cadeias muito longas (C24 e C26) que destroem a bainha de mielina, revestimento das células nervosas e dessa forma impede a transmissão dos impulsos nervosos. Sendo assim, o cérebro não consegue se comunicar com o corpo e aos poucos começa a se degradar. Além disso, a ALD é uma doença transmitida geneticamente pelo cromossomo X,