Intertextualidade entre Textos
Intertextualidade entre textos
Intertextualidade é uma forma de diálogo entre textos, que pode se dar de forma mais implícita ou mais explícita e em diversos gêneros textuais.
Muitas vezes ao criarmos um texto, uma resenha ou algo do tipo, fazemos uso de conhecimentos já adquiridos, lidos anteriormente.
Intertextualidade Implícita
A Intertextualidade Implícita ocorre sem citação expressa da fonte cabendo, ao interlocutor recuperá-la na memória para construir o sentido do texto, como nas ilusões, na paródia, em certos tipos de paráfrases e ironias.
Está no sentido figurado, ou seja, você tem que interpretar para entende o que o autor, quer dizer.
Intertextualidade Explícita
A intertextualidade explicita ocorre quando há citação da fonte do intertexto, como acontece nos discursos relatados, nas citações de referências; nos resumos, resenhas e tradução; nas retomadas de texto de parceiro para encadear sobre ele ou questioná-lo na conversação. Nas conversas cotidianas, em circunstâncias relacionadas à linguagem escrita, nas inferências que devemos dispor ao analisarmos uma charge, um cartum, uma história em quadrinhos, na pintura, na escultura, nas obras literárias, enfim, muitas são as circunstâncias em que podemos perfeitamente identificar esse tecer de ideias entre um texto e outro, seja ele verbal ou não verbal.
POEMA
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra. música No meio do caminho – Leandro Maia
Haaaaaaa, Haaaaaaaaa (4x)
No meio do caminho tinha um fio;
No meio fio tinha um menino, ali sentado do portão;
No meio do caminho tinha um vão
Na contra mão do meio fio tinha um poeta de plantão
Plantou os pés