Remuneração
Conceitue remuneração.
Remuneração é o que um funcionário recebe por retribuição pelos serviços
prestados, já que além da atividade exercida ele precisa se dedicar e se esforçar, usando seus conhecimentos e habilidades.
b)
O que compõe a remuneração total?
A remuneração total não é apenas o salário que o funcionário recebe, inclui
também, incentivos salariais como bônus e participação no resultados e também alguns benefícios, como seguro de vida, plano de saúde e refeições.
c)
O que são recompensas financeiras e não financeiras? Exemplificar.
As recompensas financeiras nada mais é que o salário que o individuo recebe
da organização. As mesmas são divididas em diretas e indiretas. As recompensas financeiras diretas resumem-se em salário, àquele percebido exclusivamente como recompensa pelo serviço prestado pelo cargo ocupado. Exemplo: salário direto, prêmios por metas e comissões. Já as recompensas financeiras indiretas são aquelas remunerações previstas por lei e/ou convenções coletivas de trabalho, temos como exemplo DSR (para horistas), férias, gratificações, gorjetas, horas extras, 13º salário, adicionais, decorrências financeiras dos benefícios concedidos.
Já, as recompensas não financeiras são aquelas que a empresa oferece, completando, de certa forma, seu funcionário. Como já visto em outras disciplinas, conforme a pirâmide de Maslow, um individuo não se realiza apenas com recompensas financeiras, ele tem outras necessidades. Logo, uma forma das organizações contribuírem com seus funcionários é propiciando à eles oportunidades de desenvolvimento, reconhecimento e autoestima, segurança no emprego, qualidade de vida no trabalho, orgulho da empresa e do trabalho, promoções, liberdade e autonomia no trabalho
d)
Quais são os tipos de salário?
Os tipos de salário são 3:
Salário por unidade de tempo: é pago de acordo com o tempo que o
empregado está disponível à empresa. O que define a denominação do funcionário em