Cicloexeno
CAMPUS POETA TORQUATO NETO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN
PROFº Dr. JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA TORRES
DISCIPLINA: ORGÂNICA EXPERIMENTAL
SÍNTESE DO CICLOEXENO
Isabel Cristina Cavalcante
Natasha Gomes da Silva
TERESINA
2013
1. INTRODUÇÃO
O ciclohexeno é um hidrocarboneto com fórmula C6H10 é um tipo de álcool, com características de líquidos incolores voláteis e de cheiro característico, o grupo OH constitui importante porção da molécula. Com o aumento da cadeia carbônica, todavia, o grupo OH começa a perder importância, pois a maior parte da molécula é um hidrocarboneto. Os alcoóis então se tornam mais viscosos, menos voláteis e menos solúveis em água, até chegarmos a alcoóis de massa molecular tão elevada que são sólidos e insolúveis em água. A viscosidade e a solubilidade dos alcoóis em água também aumenta se o número de hidroxilas aumentar. Quanto maior o número de grupos OH, mais intensas serão as interações intermoleculares e maior serão os pontos de fusão e ebulição dos alcoóis.
O processo de desidratação dos alcoóis é realizado por meio de reações de eliminação, que são uma das mais importantes e fundamentais classes de reações químicas. São reações em que por acontecer a saída de dois grupos de átomos de carbonos vizinhos se formam ligações duplas e triplas. A eliminação acompanha normalmente as reações de substituição nucleófilica, em maior ou menor grau. O nucleófilo tanto pode atacar nucleofilicamente o carbono do grupo dos migrantes como os átomos de hidrogênio. O dupleto eletrônico deixando pelo H ataca intramolecularmente o outro átomo de carbono, expulsando C e dando origem a uma ligação também pose ocorrer por dois processo: a eliminação pode ser unimolecular ( E1) ou bimolecular (E2).
O aquecimento da maioria dos álcool com um ácidos forte provoca a perda de uma molécula de água e há a formação de um alceno. A reação de eliminação é favorecida a