Remuneração, salários e benefícios.
A remuneração total de um funcionário é constituída de três componentes principais:
1) Remuneração básica: é o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma mensal ou na forma de salário por hora. No jargão econômico, salário é a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho.
2) Incentivos salariais: são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho. Os incentivos são concebidos sob diversas formas, através de bônus e participação nos resultados como recompensas por resultados alcançados.
3) Benefícios: são concedidos através de vários programas ( férias, seguro de vida, transporte, refeições, etc.).
As recompensas oferecidas pela organização influenciam a satisfação dos seus parceiros ( colaboradores) . Cada parceiro está disposto a investir com seus recursos individuais na medida em que obtém retornos e resultados dos seus investimentos.
As recompensas podem ser classificadas como: recompensas financeiras e não financeiras.
1- RECOMPENSA FINANCEIRA:
a) Direta: consiste do pagamento que cada empregado recebe na forma de salários, bônus, prêmios e comissões.
SALÁRIO - representa o elemento mais importante. Salário é a retribuição em dinheiro ou equivalente paga pelo empregador ao empregado em função do cargo que este exerce e dos serviços que presta durante determinado período de tempo. O salário pode ser direto ou indireto.
A- Salário direto: é percebido como contraprestação do