Industria cultural
O mundo contemporâneo se define na moda e no consumo, onde sempre o processo se modifica substituindo as coisas antigas pelas novas, estabelecendo o modismo e visando lucro do capitalismo. A Indústria Cultural cria moda e induz a fabricação maniqueísta de uma ideologia para manter o consumo ativo, a mesma apropria-se dos vínculos estimulantes dos momentos de resgatar as coisas antigas.
Antes do Golpe de 64 o Brasil tinha uma comunicação fechada, logo não existia a chamada indústria cultural, que é responsável por pregar a disseminação de informações, artistas, moda, cultura e valores, os intelectuais da comunicação não tinham a sua liberdade de expressão, o regime era fechado, tudo que era vinculado na mídia tinha que passar pelo controle rigoroso do serviço comunicacional do Estado; quem não obedecia esse tipo de regime era torturado, censurado e até mesmo exilado.
A comunicação é fundamental para um padrão de vida, formação de cultura e a manifestação de afeto. Para que haja comunicação é necessário terá união entre emissor, receptor e a mensagem, por meio de um canal de propagação. Se o receptor não entender a mensagem acontece o chamado ruído, porém quando o receptor compreende o que lhe é repassado identificamos o fenômeno chamado feedback.
1. CULTURA E INDÚSTRIA CULTURAL
É um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. O que caracterizam determinado povo são: música, culinária, rituais religiosos, danças, mitos, língua falada e escrita, formas de organização social, entre outros.
Na nossa cultura usar roupas, sapatos e comer são uma necessidade e um padrão a ser cumprido, no entanto, a roupa ou o sapato a ser usado e o que pessoa vai comer, sofre influência primeiramente da cultura local e consequentemente da indústria cultural, estabelecendo um modo e o que chamamos de modismo.
A indústria cultural pode ser definida na transformação da cultura em objeto de