Recompensando e Mantendo pessoas
Responda o questionário abaixo discriminado.
Remuneração.
1. Qual o significado do salário para a organização e para o indivíduo?
Organização: O salário representa, a um só tempo, um custo e um investimento. Custo porque o salário se reflete no custo do produto ou do serviço final. Investimento porque representa a aplicação de dinheiro em um fator de produção – o trabalho – como um meio de agregar valor e obter um retorno maior a curto e médio prazo.
Indivíduo: O trabalho é considerado um meio para atingir um objetivo intermediário, que é o salário. Segundo a teoria da expectância (expectativa), o salário permite alcançar muitos objetivos finais desejados pelo individuo. Na prática, o salário constitui a fonte de renda que proporciona o poder aquisitivo de cada pessoa. E o poder aquisitivo define o padrão de vida de cada pessoa e a satisfação da sua hierarquia de necessidades individuais. Em suma, a remuneração afeta as pessoas sob o ponto de vista econômico, sociológico e psicológico.
2. Conceitue administração de salários e suas formas de equilíbrio.
É o conjunto de normas e procedimentos utilizados para estabelecer e/ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização. Como a organização é um conjunto integrado de cargos em diferentes níveis hierárquicos e em diferentes setores de atividades, a administração salarial é um assunto que envolve a organização como um todo e que repercute em todos os níveis e setores. Para estabelecer e manter estruturas salariais equitativas e justas tornar-se necessários estabelecer duas formas de equilíbrio:
Equilíbrio Interno: Coerência interna entre os salários em relação aos cargos da própria organização. O equilíbrio interno exige uma estrutura salarial justa e bem dosada.
Equilíbrio Externo: Coerência externa dos salários em relação aos mesmos cargos de outras organizações que atuam no mercado de trabalho. O equilíbrio externo exige uma estrutura