Gest o de Pessoas
Capitulo 9
Remuneração
Ninguém trabalha de graça. E ninguém investe sem esperar algum retorno. As pessoas trabalham nas organizações em função de certas expectativas e resultados. Elas estão dispostas a se dedicarem ao trabalho e as metas e objetivos da organização desde que isso lhes traga algum retorno significativo pelo seu esforço e dedicação. Dai a importância em projetar sistemas de recompensas capazes de aumentar o comprometimento das pessoas nos negócios da organização.
Recompensas Organizacionais
A atividade organizacional pode ser visualizada como um complicado processo de conversão de vários recursos através de um sistema integrado capaz de proporcionar saídas ou resultados. O processo de conversão requer uma combinação ótima de entradas como esforço humano, tecnologia, matérias-primas, capital, em um conjunto de trabalho para produzir um resultado desejado. O elemento humano e parte vital e imprescindível dessa atividade.
As recompensas oferecidas pela organização influenciam a satisfação dos seus parceiros. Cada parceiro esta disposto a investir com os seus recursos individuais na medida em que obtém retornos e resultados dos seus investimentos. Em função de suas características sistêmicas, a organização consegue reunir todos os recursos oferecidos pelos diversos parceiros e alavancar seus resultados através do efeito sinergético. Com esses resultados, torna-se possível um retorno maior as contribuições efetuadas, e manter-se a continuidade do negocio.
Os três componentes da remuneração total
Na maioria das organizações, o principal componente da remuneração total e a remuneração básica ,que e o pagamento fixo que funcionário recebe de maneira regular na forma de salario mensal ou na forma de salario por hora. A remuneração básica e representada pelo salario, mensal ou horario.No jargão econômico, salario e a remuneração em dinheiro recebida pelo trabalhador pela venda de sua força de trabalho.
O segundo componente da remuneração