Gest O De Pessoas Gest O De Pessoas
Gestão de Pessoa é administrar internamente e desenvolver o profissional. Através de capacitações, participações, envolvimento e desenvolvimento de um funcionário dentro da organização/empresa.
A empresa com implantação de gestão de pessoas tem o diferencial de competitividade, desenvolvendo os funcionários para pro atividades, atingindo seu maior desempenho, atendendo os clientes bem e cooperando com a empresa para conseguir a alcançar os seus objetivos. A empresa tendo o foco os interesses, os sentimentos, o bem estar, e a motivação das pessoas que trabalham na organização acabam não tendo funcionários e sim parceiros, isto fará toda a diferença na organização e nos seus resultados. Uma empresa quando reconhece que seus profissionais passam a não ter mais uma mão-de-obra especializada, mas sim a ter talentos para crescerem juntos com eles.
O setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
Gestão de Pessoas pode contribuir:
- Recrutamento e Seleção
- Integração
- Treinamento e Desenvolvimento
- Plano de Cargos e Salários
- Benefícios
- Assistência Social
Mas houve sua evolução desde no departamento de pessoas, para recursos humanos e à gestão de pessoa que segundo Chiavenato (2005, p.53), o departamento de RH surgiu no século XIX, com a necessidade de “contabilizar” os registros dos trabalhadores, as faltas e os atrasos. Os “chefes de pessoal”, naquela época, tinham como característica a inflexibilidade, o estrito seguimento das leis e eram conhecidos por serem donos de uma frieza incalculável, principalmente na hora de demitir funcionários. Ao ser comunicado que deveria ir ao Departamento de Pessoal, o trabalhador já imaginava que seria demitido. Por muito tempo foi assim, e talvez, em algumas empresas isso ainda persista.
O processo evolutivo dos recursos humanos das organizações passou