Gest O De Pessoas
Veremos como é feito o processo de seleção do profissional mais adequado, a partir de um grupo de pessoas potenciais recrutadas. Será apresentado o termo ?competência?, muito usado atualmente. Serão vistos alguns critérios que devem estar previamente estabelecidos e algumas técnicas utilizadas para a seleção de pessoal com o intuito de minimizar a possibilidade de erro na escolha do profissional.
Chegou a hora! Nesta fase do processo de recrutamento e seleção precisamos escolher o candidato mais adequado aos requisitos do cargo de nossa empresa. Adequado pode não significar o mais talentoso, e sim o candidato com maior afinidade à empresa e que vai suprir sua necessidade.
Vamos definir melhor o que vem a ser seleção de pessoal.
Apresentado por Marras (2009), seleção de pessoal "é uma atividade do sistema de RH que tem por finalidade escolher, sob metodologia específica, candidatos a emprego recebidos pelo recrutamento". Todo processo de seleção baseia-se na análise comparativa das exigências do cargo com as características do candidato: quanto mais próxima uma da outra, mais eficientes serão os resultados do processo de recrutamento de pessoal.
Hoje em dia, fala-se muito em seleção por competências, ou seja, escolher pautado em uma avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes que gerem os resultados esperados pela empresa.
Deve-se ter muito cuidado na seleção, pois a contratação do funcionário não adequado pode gerar tensão, estresse ou irritação (por exemplo, contratar funcionário sem a qualificação necessária para a vaga), e também insatisfação, desmotivação ou desvalorização (por exemplo, caso o funcionário tenha maior capacitação do que o exigido pela vaga).
Então, como escolher a pessoa certa para a vaga? O selecionador deve obter informações a respeito das atividades que serão desenvolvidas e as habilidades indispensáveis para execução.
Nesse momento, Chiavenato (2004) nos traz algumas indicações para o processo de seleção de