Remuneração funcional
Remuneração o que é?
Remuneração segundo o dicionário, significa recompensar, premiar, pagar salários, honorários, etc. É uma troca entre empregado e empregador, onde o empregado dispõe de sua mão-de-obra, para receber em troca uma recompensa, a remuneração. Remuneração vai além de ser simplesmente dinheiro. Pode ainda ser classificada como recompensas financeiras e recompensas não-financeiras, das quais fazem parte o orgulho, a autoestima, o reconhecimento, a segurança no emprego etc., e estão relacionadas com a satisfação dos empregados.
Entendendo a Remuneração
Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada (CHIAVENATO, 1999).
Segundo Chiavenato (1999), na maioria das organizações, o principal componente da remuneração total é a remuneração básica, que é o pagamento fixo que o funcionário recebe de maneira regular na forma de salário mensal ou na forma de salário por hora. O segundo componente da remuneração total são os incentivos salariais, que são programas desenhados para recompensar funcionários com bom desempenho. Os incentivos são concedidos sob diversas formas, como bônus e participação nos resultados a título de recompensa por resultados alcançados. O terceiro componente da remuneração total são os benefícios, quase sempre denominados remuneração indireta. Os benefícios são concedidos através de vários programas (como férias, seguro de vida, transporte subsidiado, refeições subsidiadas etc.).
Sistema de remuneração funcional
A remuneração funcional, ou também conhecida como remuneração por cargo, é a forma mais tradicional utilizada pelas empresas para recompensar seus funcionários pelo seu trabalho prestado, representando ainda hoje a âncora, ou seja, a maior parcela de mix total de remuneração.
COMPONENTES DE UM SISTEMA DE