Remuneração funcional
A avaliação de cargos consiste em transformar os parâmetros qualitativos em dados quantitativos, de tal forma que se possa estabelecer uma base única de comparação. Os critérios de avaliação focalizam quatro áreas básicas:
=> Conhecimentos e habilidades;
=> Complexidade das atividades:
=> Escopo e nível de responsabilidade;
=> Condições gerais de trabalho.
O produto da avaliação é a hierarquização dos cargos da empresa e sua organização em classes salariais.
ESTRATÉGIA DE REMINERAÇÃO:
A estratégia de remuneração a ser adotada deve ser compatível com o perfil de profissional que a empresa pretende atrair e reter, sendo necessário estabelecer em que faixa de mercado a empresa irá remunerar seus profissionais.
FAIXAS SALARIAIS:
As faixas salariais são construídas com base nas diretrizes internas da empresa e em informações sobre as práticas remuneratórias do mercado, obtidas através de pesquisas. A amplitude das faixas mostra os limites mínimo e máximo que a empresa pretende pagar para cada cargo.
PESQUISA SALARIAL:
É um instrumento de apoio à administração de salários. Os dados são sistematicamente coletados, consolidados e analisados. O relatório de pesquisa costuma trazer análises estatísticas e apontar tendências.
MANUAL DE POLÍTICAS:
A política salarial reúne as diretrizes da empresa em termos de administração de salários, sendo o instrumento que tem por objetivo estabelecer as regras básicas para uma administração salarial nacional e uniforme das pessoas da organização, regulando os critérios de gestão, níveis de responsabilidade dos gestores, abrangência e aplicabilidade do sistema de remuneração funcional.
Os procedimentos de administração de salários também devem constar da política salarial, como: freqüência de avaliação de cargos, contratação de pesquisas de mercado, formas de reajuste,