Remuneração
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
JUNHO DE 2011
INTRODUÇÃO
Vivemos em um ambiente com transformações constantes: a humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais. A economia global muda e as empresas também mudam.
A remuneração funcional, ou remuneração por cargo, é a forma mais tradicional utilizada pelas empresas para recompensar seus funcionários por seu trabalho, representando ainda hoje a âncora, ou seja, a maior parcela de mix total de remuneração.
REMUNERAÇÃO FUNCIONAL, O QUE É?
Também conhecida como Plano de Cargos e Salários, a remuneração funcional, ou remuneração por cargo, é a forma mais tradicional e utilizada pelas empresas.
É um dos sistemas de remuneração mais tradicionais existente e também o mais usual nas empresas em geral. É feita com base em uma pesquisa externa dos salários praticados para cada cargo dentro da empresa. Esta forma de remuneração é interessante para aquelas empresas que sofreram uma rápida expansão ou grandes transformações em um curto espaço de tempo, pois é freqüente que essas organizações fiquem consideravelmente “bagunçadas”. A remuneração funcional é implantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno.
Foi desenvolvida para a chamada empresa burocrática, organizada segundo os seguintes princípios: * Divisão rígida de funções e tarefas; * Linhas de autoridade e responsabilidades bem definidas; * Foco no controle.
O sistema de remuneração funcional promove o equilíbrio interno e externo. O equilíbrio externo consiste na adequação dos salários da empresa em relação ao valores praticados no mercado, em função de pesquisas salariais e o equilíbrio interno ocorre após avaliação de todos os cargos e aplicação de uma regra geral para estabelecimento dos salários, gerando um sentimento de justiça entre os empregados.
O sistema de remuneração funcional é