Botticeli
Desde jovem, dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas.
Este importante artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época.
As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas, valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.
Estilo : temas clássicos e mitológicos; ênfase na perspectiva linear; representações da beleza divina e do amor.
As pinturas de Botticelli são eternas: o uso intenso de símbolos confere mistério tanto a elas quanto ao seu criador
Principais obras de Botticelli (pinturas):
- O Nascimento de Vênus
- A Primavera
- A Adoração dos Magos
- O Castigo dos Rebeldes
- A Tentação de Cristo
- Retrato de Dante Alighieri
- Nastagio Degli Onesti
- A Coroação da Virgem
- O Inferno de Dante
- Virgem com o Menino e dois Santos
- As provações de Moisés
GIMI ESSA E PRA VC.. VE SE VC VAI GOSTAR ....
O estilo próprio Lippi é evidente em boa parte dos primeiros trabalhos de Botticelli, que adquiriu o gosto do mestre pela decoração extravagante e por um forte senso de forma. Quando Fran Lippi se mudou para Spoleto, Botticelli começou a trabalhar com os pintores e escultores Antonio Pollaiolo e Andrea del Verrocchio. Estes dois artistas preferiam retratar figuras bem definidas, com ênfase no naturalismo. Botticelli admirou e copiou a abordagem escultural deles.
Em 1470 ele já era um pintor independente em Florença, com seu próprio ateliê e sua primeira encomenda: Alegoria da fidelidade (1470). Seu talento logo atraiu a atenção da poderosa família Médici que, encantada com os trabalhos históricos seculares, o tratamento dado aos temas míticos e religiosos e sua habilidade como retratista, encheu-o de