Remuneraçao
Entre os sistemas de Remuneração o plano de cargos e salários é fundamental, pois estabelece a estrutura de cargos de organização, define as atribuições, e deveres a responsabilidades de cada cargo e estabelece os níveis salariais. A boa gestão salarial possui dois pilares fundamentais que são: Equilíbrio Interno que garante a adequada harmonia interna dos cargos e salários dentro da sua organização de forma a manter uma hierarquia. Para estabelecer o equilíbrio interno da empresa é necessário um processo técnico e eficiente de descrição, avaliação e classificação de cargos.
O Equilíbrio Externo que é provedor da harmonia dos cargos e salários com o mercado de trabalho, através de pesquisa salarial. Quando o equilíbrio externo não é mantido, a empresa tem dificuldades de reter seus talentos profissionais.
As etapas para implantação do plano de cargos e salários são:
1- Organização e planejamento do trabalho nessa fase são coletados todas as informações organizacionais, funcional e hierárquico, políticas, procedimentos e níveis de remuneração atualmente praticada, aspectos estratégicos, administrativos, objetivo, negociação, mercado concorrente, sindicas, etc. e tudo mais que cerca a empresa no que tange ao relacionamento com sua mão-de-obra.
2- Comunicação e Divulgação do projeto é importante para dar conhecimento a todos os níveis e colaboradores da organização acerca dos objetivos e metodologia a serem empregados. O levantamento de atribuições é a fase onde se deve identificar e levantar todas as funções existentes na empresa e todos os níveis através, de processos de entrevistas ou questionários para a elaboração das descrições de cargo.
3- Elaboração das descrições de cargos é o levantamento e análise de todos os postos de trabalho da empresa é que será o subsídio para a elaboração das descrições de cargo.
Avaliação e