Relatório de bio
CAMPUS CUIABÁ
ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
Aniely Rodrigues Costa
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE BIOLOGIA APLICADA
MICROSCOPIA MUCOSA BUCAL
Relatório elaborado para a disciplina de Biologia Aplicada, em relação aos experimentos do dia 12/12/2012, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental sob orientação da MSc. João Batista Lima.
Cuiabá
Dezembro – 2012
1. INTRODUÇÃO TEÓRICA
1.1 Células
Em 1665, Robert Hooke observou em uma estrutura de cortiça, através de seu microscópio rudimentar, pequenas câmaras vazias. Através desta deu-se seu nome de célula, pois pareciam salas vazias de um mosteiro. Após mais ou menos um século,quando biologistas tiveram acesso aos microscópios mais avançados, constataram que as células não eram vazias, pelo contrário, continham um tipo de fluído viscoso, chamado protoplasma. Concluíram que os materiais contidos nas células eram substâncias diferentes que permitiam a elas viver e se reproduzir. As chamadas organelas celulares. Este material vivo da célula é constituído de duas partes: o citoplasma se localiza do fora do núcleo; e o nucleoplasma dentro do núcleo.
Há bilhões de anos foi constatado que a primeira célula era primitiva e muito simples, suas características não eram complexas, pois tem uma parede celular formada de proteínas, lipídios e polissacarídeos, além disso, possui pouca membrana citoplasmática (mesossomas e membranas fotossintéticas) que se originam da membrana plasmática, nelas também continham ribossomos e não possuíam um núcleo organizado, denominando-se células procarióticas ou procariontes.Após muitos estudos observaram outros tipos de células, e uma delas é a animal,constatando-se que eram mais complexas, apesar de não possuírem uma parede celular,mas possuía núcleo organizado. Denominaram eucariontes, que significa: núcleo verdadeiro, onde