Relatorio Bio
OBJETIVO:
Movimentar um barco de papel utilizando detergente enfraquecendo a tensão superficial da água.
Introdução:
Nesse experimento mostraremos uma propriedade muito interessante da água, a tensão superficial.
Material Utilizado: Água, detergente, papel, prato, lápis e corante.
Procedimento:
-Encha o prato com água e coloque corante. -Corte o papel em um formato triangular com um furo no meio. -Molhe um objeto pontiagudo no detergente. -Com o papel boiando na água, coloque o objeto pontiagudo no furo do papel.
Imagens:
Resultado: O barco irá se mover sobre o recipiente.
Conclusão:
As moléculas de água tem uma atração muito forte entre si, é como se elas fossem minúsculos imãs, no entanto, a força de atração das moléculas na superfície da água é diferente da força que ocorre entre as moléculas abaixo da superfície. Isso ocorre porque essas últimas apresentam atração por outras moléculas de água em todas as direções: para cima, para baixo, para a esquerda, para a direita, para frente e para trás. Isso significa que elas se atraem mutuamente com a mesma força.
Já no que diz respeito às moléculas da superfície, elas não apresentam moléculas acima delas, portanto suas ligações de hidrogênio se restringem às moléculas ao lado e abaixo. Essa desigualdade de atrações na superfície cria uma força sobre essas moléculas e provoca a contração do líquido, causando a chamada tensão superficial, que funciona como uma fina camada, película, ou como se fosse uma fina membrana elástica na superfície da água. Porém o detergente sobre a água diminui muito essa força e essa diferença de força faz com que o papel se mova sobre a água.
Bibliografia:
Jennifer Fogaça. Tensão Superficial da Água. Disponível em http://www.brasilescola.com/quimica/tensao-superficial-agua.htm Acesso em 16 de março de 2014
Marion Frank. 7 experiências com água para fazer em casa. Disponível em