relatorio de bio
O presente relatório é uma síntese das informações obtidas com a visita técnica ao laboratório, realizada no dia 21 de maio 2014 pela professora Fernanda . Objetivou-se com esta visita o aprendizado da utilização tanto do laboratório de biologia quanto adquirir conhecimento sobre o manuseio do microscópio óptico e do estereoscópio (lupa).
O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu. O microscópio óptico utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras.
Os primeiros microscópios ópticos datam de 1600, mas é incerto quem terá sido o autor do primeiro. A sua criação é atribuída a vários inventores: Zacharias Janssen, Galileo Galilei, entre outros. A popularização deste instrumento, no entanto, é atribuída a Anton van Leeuwenhoek (Fig.1).
A estereoscopia é uma técnica usada para se obter informações do espaço tridimensional, através da análise de duas imagens obtidas em pontos diferentes. O estereoscópio é um instrumento destinado ao exame de pares de fotografias ou imagens vistas de pontos diferentes resultando numa impressão mental de uma visão tridimensional. Na sua construção são utilizados espelhos, lentes e prismas. A data de invenção do estereoscópio é 1833. Em 1838, Charles Wheatstone apresentou à Real Sociedade o aparelho estereoscópico de sua invenção, a base de todos os aparelhos subsequentes. Quando foi apresentado, o estereoscópio de Wheatstone (Fig.2) fazia uso de desenhos, mas foi no formato fotográfico imediatamente subsequente que a estereoscopia experimentou franca expansão.
Figura 1- Microscópio óptico de Anton van Leeuwenhoek
Figura 2- Espelho estereoscópio de Charles Wheststone
2. OBJETIVOS
Conhecer as partes mecânicas e ópticas e do microscópio óptico.
Aprender a utilizar o microscópio.
Conhecer o estereoscópico.
Aprender a utilizar o