Santa Ceia
Constituição, Cânones e Declaração de Princípios.
A CONSTITUIÇÃO
ARTIGO I – NOME
Seção 1. O nome desta igreja cristã é IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA MISSIONÁRIA – também conhecida como IELM. A Igreja Evangélica Luterana Missionária é formada por pontos de pregação, missões, congregações e paróquias que estão unidas pelo Estatuto criado no ato da sua fundação, as Doutrinas Luteranas (Livro de Concórdia 1580), a Disciplina (a Constituição e os Cânones) e o Culto tradicional, com o compromisso de servir, edificar e ensinar uns aos outros.
ARTIGO II - MISSÃO
Seção 1. A missão é estabelecer e fazer crescer igrejas saudáveis para alcançar a tantos quantos seja os milhões de brasileiros e estrangeiros que ainda não conhecem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Esta missão tem como visão fazer visível o Reino de Deus no Brasil e no mundo.
ARTIGO III - IGREJA
Seção 1. A Igreja afirma e aceita os princípios e restrições expresso em seus estatutos e subscreve uma série de documentos confessionais, reunidos no Livro de Concórdia de 1580, como o corpo doutrinário desta Igreja.
Seção 2. A Igreja consistirá de todas as congregações locais, sejam estas paróquias, missões e pontos de pregação, como também as instituições reconhecidas por esta Igreja. As Paróquias, Congregações e Missões estarão representadas no Sínodo.
ARTIGO IV - GOVERNO DA IGREJA
Seção 1. A legislação da Igreja, e a direção de todas as questões que pertencem e afetam a Igreja, será investido no Sínodo, sujeito às restrições do Artigo III, Seção 1.
Seção 2. O Rev. Pastor presidente da IELM e o Conselho Permanente serão as Autoridades Eclesiásticas Máximas da Igreja. Se não houver um presidente, o Conselho Permanente será a Autoridade Eclesiástica.
Seção 3. Todas as comissões da Igreja deverão estar sob a supervisão da Autoridade Eclesiástica da Igreja; qual autoridade terá o poder para regular suas operações e ações e se necessário, devido