Empresa Vivo Estratégias
A operadora Vivo pretende expandir sua cobertura de 3G e 4G e prefere não seguir a linhas estratégicas adotadas pelas concorrentes.
O diretor geral da Vivo, Paulo Teixeira disse que não têm a intenção de fechar parcerias com redes sociais e sim oferecer uma melhor cobertura aos clientes.
A ampliação das receitas na empresa tem sido expressiva devido a migração dos clientes pré-pagos para pós-pagos.
Ano passado a Claro liderou em banda larga móvel com 37,8% das linhas e a Vivo ficou em segundo lugar, porém se for considerar somente o 4G a Vivo está na liderança com 538 mil de 1,3 milhão de usuários.
A empresa quer focar na troca de pré para pós-pago, ano passado a parcela de clientes que utilizam o pós-pago cresceu 26% em comparação ao final do ano anterior.
Um diferencial que a Vivo quer enfatizar é que o 4G deve ser oferecido,inicialmente, somente para clientes pós-pagos, já que a concorrente Claro fornece o serviço para quem utiliza o 3G sem qualquer custo adicional
Teixeira admite que ainda existe uma dificuldade com relação a uma maior inserção do 4G no Brasil devido aos preços elevados dos smartphones aptos a receber esse sinal. Mesmo com esse entrave houve um crescimento no uso do 4G e a empresa pretende investir 18% a 19% de sua receita líquida nessa área.
Estratégia identificada
A empresa pretende focar nas mudanças de plano dos clientes, fazendo que passem de pré-pago para pós-pagos e assim investir na tecnologia 4G melhorando a qualidade do serviço para planos pós, assim a receita aumentará por causa desses clientes ‘Premium’.