Relatorio de bio
Relatório da Actividade Pratica de Biologia
Trabalho realizado por: João Vieira
Professor: Rui Costa
Data de entrega: xx/05/2013
Introdução
Os processos de fermentação já eram utilizados pelo homem há cerca de dez mil anos. Muitas bebidas eram fabricadas pelos antigos egípcios, germanos e israelitas.
Nesta experiencia será demonstrado, o processo de fermentação alcoólica, que é a base para a produção de bebidas diversas, embora a produção industrial exija tecnologia mais elaborada.
As leveduras pertencem ao reino Fungi e a produção de ATP é conseguida à custa da fermentação alcoólica. A fermentação compreende um conjunto de vias metabólicas anaeróbias que por oxidação de hexoses pentoses leva à fosforilação de ADP em ATP. Este processo corresponde a uma adaptação a condições de baixa concentração de O2 ou então apenas como forma de evitar a utilização do oxigénio nas vias metabólica. As vias metabólicas fermentativas são diversas quando analisamos procariontes, no entanto os eucariontes baseiam a sua actividade fermentativa na fermentação alcoólica e láctica.
Este processo requer a intervenção de duas enzimas, a piruvato descarboxílase que promove a ruptura de uma ligação C—C na molécula de piruvato dando origem ao acetaldeído; e a álcool desidrogenase que catalisa a oxidação do acetaldeído a etanol. As moléculas de piruvato que sofrem a descarboxilação e posterior oxidação, os CO2 são obtidos a partir da glicose pela via glicolítica de Embden-Meyerhof que ilustra os mecanismos envolvidos para a produção do piruvato. Esta via metabólica parte de uma molécula de glicose que é fosforilada.
Materiais 1. 200ml de agua destilada 2. 5g de leveduras (Fermento de padeiro) 3. 20g de glicose 4. 4g de amido 5. Tubos 6. Garrafa de esguicho 7. Balança de precisão 8. Espátula 9. Banho maria
Métodos
Através de uma balança de precisão determinar 12g de leveduras, transfere--‐se a massa para