Relatorio Bio
Relatório
Designação da tarefa: Observação de esporângios de um fungo
Problema/situação: Qual o processo que ocorre na reprodução dos fungos?
Introdução: Nesta atividade experimental pretendemos observar através do microscópio ótico composto um dos processos de reprodução assexuada, a esporulação no bolor da fruta, de forma a compreendê-lo. No caso dos fungos, a esporulação é um dos tipos de reprodução assexuada em que, permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor. Neste tipo de reprodução, os descendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos são geneticamente idênticos.
A germinação dos esporos está dependente da existência de condições adequadas de humidade. Após a germinação do fungo, este começa a desenvolver filamentos especiais - as hifas. O conjunto de hifas constitui o micélio. Logo de seguida formam-se os esporângios que vão amadurecer até poderem libertar os esporos.
Material utilizado:
Microscópio ótico
Laranja, limão, cabaça…
Esguicho de água
Agulha de dissecação
Lâminas e lamelas
Gobelé
Placa de Petri
Pinça
Procedimento:
1. Colocar um pouco de um fruto á escolha numa placa de petri. Humedecer esse pedaço de fruta e deixá-lo em contacto com o meio ambiente durante alguns dias.
2. Tapar a placa de Petri e coloca-la num local quente e escuro, até se conseguir observar o bolor a olho nu.
3. Colocar uma gota de água numa lâmina com o auxilio da agulha de dissecação retirar uma porção de bolor, e coloca-la sobre a gota de água com o auxílio de uma pinça. Cobrir a preparação com uma lamela.
4. Registou-se as observações.