Historia Como Ciencia
11ª CLASSE/DIURNO
HISTÓRIA
Definição de Historia como ciência
A História como ciência nasce no seculo XIX quanto adquire métodos de investigação e de análise específicos, com a ampliação dos campos de pesquisa e com a formulação dos seus próprios objectivos.
Marc Bloch e Lucien Febvre classificavam a Historia como ciência, ao aludir ao estudo cientificamente conduzido.
Dizia Febvre: “Considero a História, o estudo, cientificamente conduzido, das diversas actividades e das diversas criações dos homens de outrora, tomadas na sua data, no quadro de sociedades extremamente variadas e contudo comparáveis uma das outras (é o postulado da sociologia), com as quais encheram a superfície da terra e a sucessão das épocas”.
Le Goff diz que “a melhor prova de que a História é e deve ser uma ciência que, é o facto de precisar de técnicas, de métodos e de ser ensinada”. A História é, sem dúvidas, uma ciência e, acrescenta Le Goff, mas uma ciência que, pelo seu objecto-sociedade/Homem - e pela sua natureza, se distingue das ciências exactas naturais.
Logo, a Historia e ciência social e humana.
Exercícios
1. Para que serve a História?
2. Porque é a Historia uma ciência?
Introdução ao estudo sobre a Historiografia
Historiografia, conceito que define o conjunto de obras literárias referentes a um assunto histórico, como, nomeadamente, a produção histórica de uma época.
Evolução historiográfica até ao século XIX
A historiografia é um conjunto das obras literárias (monográficas, artigos, etc.) que se debruçam sobre temas da História. A historiografia evoluiu ao longo dos tempos. Na actualidade, não se escreve História como se escrevia há 1000 anos atras. Ao estudar se a historiografia deve se atender, por isso as características históricas do seu tempo.
A historiografia inclui:
A literatura, os relatos autobiográficos e livros de memórias concernentes aspectos da vida social mais amplos;
A tradição oral;
As obras históricas, os trabalhos