Origem do mundo
Sobre a origem do mudo já foram propostas diversas teorias que tentam explicar, tanto no contexto científico (cosmologia e astrofísica), quanto por parte das religiões e na mitologia.
Na ciência
Na ciência a teoria mais aceite é a denominada Big Bang.
O Big Bang, também por vezes denominada em português como a Grande Explosão, é a teoria cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do universo.
Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado e, desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. Esta teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação. Segundo esta teoria, o Universo teria surgido de uma grande explosão há cerca de 12 bilhões de anos, quando então as primeiras estrelas e galáxias se formaram.
Mitologia
As primeiras tentativas do homem de explicar a origem do mundo foram os mitos. A mitologia grega, por exemplo, diz que no princípio havia o Caos, e em algum momento surgiu Érebo, o lugar desconhecido onde a morte mora, e Nix, a noite. Havia apenas silêncio e vazio. Então, Eros nasce produzindo um início de ordem, e se faz Luz e Dia, e a terra (Gaia) aparece. Érebo e Nix copulam e dão nascimento a Éter, a luz celestial, e Dia, a luz terrena. Gaia, por si só, gera Urano, o céu. Urano torna-se o esposo de Gaia e a cobre por todos os lados. Da união de Urano e Gaia surgem todas as criaturas, Titãs, Ciclopes e Hecatonquiros.
Religião
Acerca da origem do mundo, a religião cristã em paticular baseia-se na Bíblia Sagrada no livro Gênesis. Este livro é o primeiro da Bíblia e foi escrito por Moisés por volta de 1450 anos a.C.
O livro Gênesis afirma que Deus criou o mundo em 7 dias. No começo Deus criou o céu e a terra, a terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por