Aprendizagem organizacional
Administração
Aprendizagem Organizacional
Professor Marlon Gil Lopes
Christiane Rosicler Lopes
Gisele Bernardes
Jéssica Bento
Raul Pauli
A liderança transformacional e transacional
Florianópolis
2012
1 O QUE É LIDERANÇA
Liderar requer habilidades de persuasão e influencia sobre as pessoas, sejam essas diretas ou indiretas, defini-se o papel do líder como aquele que consegue formar um grupo e fazer com que esse tenha em comum um mesmo objetivo.
Dentro das organizações os lideres podem estar formalizados, com o papel de gestor direto, com obrigações, autoridade e poderes sobre determinado grupo, mas isso não significa que todo gestor é de fato o que lidera a equipe, podendo haver dentro dela outro individuo com maior poder de convencimento e com isso se torna um líder informal.
A essência da liderança é a influencia sobre os seguidores, porém autoridade e poder também são elementos importantes em seu processo. No mundo coorporativo há muitas teorias que confundem o processo ideal de influencia, que pode ser quantificado pelo comprometimento, submissão ou resistência dos subordinados.
Ela pode ser dividida em submissão instrumental (se utiliza de recompensas e punições para motivar os seguidores dentro do padrão exigido), internalização (quando o líder conquista a confiança dos subordinados) e identificação (quando o subordinado procura imitar o liderado, demonstrando baixa auto-estima).
Sobre o poder percebido nos lideres podemos dizer que eles são exercidos de forma coercitiva, por meio de recompensas, legitima ao cargo e de referencia ou identificação.
2. ESTILOS DE LIDERANÇA: TRANSACIONAL E TRANSFORMACIONAL
No final do século XX, havia um consenso de que os resultados obtidos com os estudos da liderança não eram satisfatórios, conforme relata BRYMAN (1992, apud GOMES, 2007, p. 144). E que em reposta a este panorama que surgiram