Aprendizagem Organizacional
ORGANIZACIONAL
DA EXPERIÊNCIA PARA O CONHECIMENTO
DEFINIÇÃO E DESDOBRAMENTOS
Trata-se de um processo de mudança, que ocorre com o tempo e aperfeiçoamento da organização, a medida que ela adquire experiência.
Experiência entende-se como aquilo que transparece na organização no desenvolver de suas funções.
É a partir da interação da experiência com o contexto em que a org anização está inserida, que se cria conhecimento. Neste contexto a organização é confrontada por demandas como concorrência, clientes, leis, dentre outras.
O tema aborda os processos de aprendizagem organizacional e a análise de transferência de conhecimento, criação e manutenção.
Evolui trazendo à tona a importância do resultado da a p re n d i z a ge m , q u e o s p e sq u isa d o re s d e f in e m co mo conhecimento. Importante ressaltar que a palavra conhecimento é abordada em dois sentidos: primeiro como armazenamento de conhecimento/ retenção e segundo como processo/meio de aprendizagem.
Pesquisas neste sentido contribuíram para o desenvolvimento de diversas áreas pois a aprendizagem organizacional é inerentemente um tópico interdisciplinar e aplicável à todas as áreas de uma organização.
COMO MEDIR A
APRENDIZAGEM
ORGANIZACIONAL?
Pesquisadores medem os níveis de aprendizagem organizacional de diferentes formas:
Pela cognição dos membros da organização, isto é pelo processo mental do conhecimento que inclui “estar/ter ciência”, percepção, razoabilidade e poder de julgamento;
Pelas mudanças nas práticas e rotinas, resultado na evolução do conhecimento, que acabam sendo usados como indicativo de que a aprendizagem organizacional ocorreu;
Pelo aumento da performance, usando índices como por ex.: precisão e velocidade. A melhoria desses índices são considerados indicativos de que a aprendizagem organizacional ocorreu;
Para os casos onde uma organização adquire conhecimento sem uma mudança correspondente no