Espanha, situação fiscal e crise financeira
Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho
Espanha,
Situação Fiscal e Crise Financeira (2012)
Trabalho de Finanças Públicas
Daniel Maia
Guilherme Cardoso
Pedro Marinho
Raphael Martinelli
Renata Lan
Vinícius Senra
Belo Horizonte,
Novembro de 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
IMPACTOS DA CRISE NA ESPANHA...................................................................................4
Déficit Orçamentário, Dívida Pública e Crescimento do PIB 4
Consequências econômicas e sociais 7
AVALIAÇÃO DE RISCO 11
ENFRENTAMENTO DA CRISE: MEDIDAS ADOTADAS PELA ESPANHA 13
SITUAÇÃO ATUAL DA ESPANHA 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
INTRODUÇÃO
A Espanha é um país situado na Europa meridional localizado na Península Ibérica. O país tem como forma de governo a monarquia parlamentarista, que se baseia na valorização do poder legislativo, representado pelas Cortes Gerais, coexistindo com a figura do Rei.
A população espanhola chega a cerca de 47 milhões, sendo que, cerca de 68% da população está na faixa de 15 a 64 anos, ou seja trata-se um país com uma população jovem.
Trata-se da quinta maior economia da União Europeia e a décima segunda maior do Mundo. A economia espanhola se baseia principalmente na indústria, mercado de finanças, turismo e agricultura. Um dos seus destaques econômicos é a indústria têxtil e na produção agrícola destacam-se os grãos, vegetais, azeitonas, frutas cítricas e beterraba.
Apesar de ser um país rico, já que possui uma alta renda per-capita, a Espanha tem passado por muitas dificuldades decorrentes da crise econômica deflagrada em 2008. A crise tem levado a quedas no PIB, contração na economia, colapso nos investimentos, aumento considerável na taxa de desemprego, evidenciando a necessidade de reduzir o nível de dívida