Psicologia
Para realizar seu trabalho de ajudar o paciente a atravessar a experiência do adoecimento o psicólogo se vale de seu único e legitimo instrumento de trabalho, a palavra.
Sim o psicólogo só conversa, acontece que a conversa não é “só isso”, é um “muito mais que isso” , aponta para “um além disso” contido nas palavras.
A estratégia da psicologia hospitalar pode ser resumida nesta magnífica frase de Freud: “...o trabalho clinico consiste em ajudar a pessoa a reencontrar a magia das palavras”
Exemplo de uma abordagem realizada pela psicologia hospitalar, retratada no filme ‘Fale com ela”, análise segundo a psicóloga Natália.
O filme Fale com Ela nos remete a realidade que é vivenciada no hospital, a importância de ultrapassar os limites de cuidados de enfermagem para o paciente que está em coma; entretanto proporcionar que nessa fase, ele se sinta acolhido em sua angustia, criando condições para enfretamento dessa incógnita que é o coma.
Benigno o enfermeiro, mesmo sabendo que o córtex cerebral, fora destruído e que a paciente não teria emoções e sentimentos, a cuidava de uma