Relatorio leite
Neste trabalho prático determinou-se a percentagem de gordura do leite gordo, utilizando o método de Rose-Gotilieb.
Inseriu-se a amostra (leite) na ampola de decantação, misturou-se a amónia, etanol o éter dietílico e o éter de petróleo. Formando assim as duas fases: uma fase aquosa (leite, amónia e o etanol), menos densa e outra fase orgânica (éter dietílico/petróleo).
Todos os constituintes do leite, à excepção da sua parte lipídica, encontram-se na fase mais densa, tornando possível, então separar a gordura através de decantação e portanto quantificá-la, nesse caso em 3,33%.
Índice
1. Introdução 1
1.1 Leite 3
1.2 Éter 4
1.2.1 Éter Dietílico 4
1.2.2 Éter de Petróleo 4
1.3 Amónia 4
1.4 Etanol 5
1.5 Fundamente do método – Rose-Gottlieb 5
2. Procedimento Experimental 6
2.1 Amostra: 6
2.2 Reagentes: 6
2.3 Material: 6
2.4 Procedimento 6
2.5 Diagrama da montagem 8
3. Resultados 9
4. Discussão de resultados 10
5. Conclusão 11
6. Bibliografia 12
Anexo I – Decreto-lei 13
1. Introdução
Esta actividade laboratorial teve como objectivo determinar o teor em matéria gorda de uma amostra de leite gordo.
1.1 Leite
O leite obtido em circunstâncias naturais, é uma emulsão de cor branca, ligeiramente amarelada, de cor suave e gosto adocicado. É um produto produzido pelas glândulas mamárias das fêmeas dos mamíferos. O melhor leite é obtido higienicamente do animal, e resfriados imediatamente após a ordenha, e entregue ao consumo no prazo mais curto. Sendo o leite um produto muito sensível, absorve os odores do meio onde se encontra posto ao sol, adquire gosto estranho e desagradável o que deve ser evitado. [Behmer , 1987] A classificação do leite varia consoante o teor de gordura, assim este pode ser classificado em três categorias: magro, meio-gordo e gordo. Para que possa ser comercializado, este tem de conter um teor de matéria gorda consoante os valores estabelecidos no decreto de lei da Portaria nº925-R/87 datado de 4 de Dezembro de